Como fazer o gerenciamento de crises no setor da saúde

Como fazer o gerenciamento de crises no setor da saúde

O gerenciamento de crises no setor da saúde se torna essencial para evitar que situações inesperadas tomem grandes proporções e venham causar impacto negativo na imagem de um profissional ou empresa e, principalmente, para proteger vidas.

A melhor forma de evitar certas crises é trabalhar constantemente para que nunca aconteçam.

Mas, em último caso, quando não há mais saída, é importante contar com um plano de gerenciamento de crise que reduza os danos. Continue lendo! 

O que é gerenciamento de crise?

Gerenciamento ou gestão de crise se refere a um conjunto de medidas estabelecidas previamente para resolver situações críticas, assim que elas surgirem.

É necessário, portanto, criar um plano que integre todos os gestores e setores da empresa, a fim de pensar quais os pontos que podem desencadear uma crise e como agir quando isso acontecer.

Todas estas informações devem ser organizadas e de fácil acesso, para que qualquer pessoa que venha a ocupar determinado cargo de gestão possa conhecer as medidas e agir em caso de necessidade.

Como fazer o gerenciamento de crise no setor de saúde?

A seguir, explicamos um pouco melhor o que deve ser feito para garantir o desenvolvimento de um plano de gestão de crise eficiente.

1 – Estabelecer um Limiar de Crise

É importante que um dos primeiros passos seja definir o que realmente será uma “crise” para o seu negócio.

É necessário configurar indicadores que alertem para a iminência de uma crise. Ao atingir estes indicadores, portanto, é necessário tomar medidas para evitar o agravamento da situação.

Durante a crise gerada pelo Novo Coronavírus, por exemplo, alguns hospitais e órgãos públicos de saúde definiram a taxa de ocupação de leitos de UTI como um indicador padrão. Assim, ao atingir a porcentagem de ocupação estipulada, certas medidas são tomadas.

Para ajudar a definir o limiar de crise, você pode fazer estas perguntas:

·         Esta situação pode ameaçar a reputação e a credibilidade do hospital?

·         Será que a mídia tem interesse significativo nesta situação?

·         Existe potencial para a situação causar danos ou ferimentos a funcionários do hospital, pacientes, familiares, ou qualquer outra pessoa na comunidade?

2 – Identificar Áreas Vulneráveis

É importante identificar quais áreas da empresa ou quais procedimentos executados pelo profissional de saúde são mais vulneráveis e suscetíveis a erros.

Ao identificar os pontos falhos, é possível agir para melhorar e preparar um plano de contingência, imaginando o pior cenário possível e que atitudes poderiam ser tomadas neste caso.

3 – Crie uma estratégia de comunicação

Criar uma estratégia de comunicação é essencial para fazer o gerenciamento de crise de forma eficaz.

Será preciso montar uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da área da saúde, área jurídica e do setor de comunicação, para desenvolver estratégias que não deixem brechas para ruídos e desentendimentos, visando sempre a clareza nas informações e a manutenção de uma boa imagem.

Quando uma crise acontece e não existe estratégia de comunicação definida, o caos se instaura. É importante que funcionários recebam as informações corretas e também saibam o que podem ou não divulgar para o público externo. Equipes de imprensa também precisam ser informadas, bem como as famílias de pacientes.

Cada um desses públicos recebe um tipo de comunicação e abordagem.

4 – Mantenha fichas cadastrais atualizadas

Este é um ponto que muitos esquecem. É essencial manter fichas cadastrais de pacientes e colaboradores sempre atualizadas.

Crie uma rotina de verificação desses dados periodicamente. Isso vai ser essencial quando uma crise ocorrer e você precisar entrar em contato de forma rápida com certas pessoas.

5 – Crie uma Cultura de Prevenção

A melhor forma de combater uma crise é evitar que ela aconteça. Por isso, é importante criar uma cultura de prevenção e mostrar a todos os colaboradores que eles possuem responsabilidade neste processo.

Para isso é preciso investir em materiais educativos que explicam quais as condutas são perigosas. Também é importante investir em EPIs, ambientes e acessórios que garantam maior segurança em todos os processos.

É importante ter um monitoramento, para que as atitudes arriscadas sejam repreendidas e corrigidas.

Quanto mais eficiente for a cultura de prevenção de uma organização, menores são as chances de desencadear essas crises.

6 – Mantenha o seu Plano Atualizado

O plano de gerenciamento de crises no setor da saúde não deve ser feito para ficar guardado em uma gaveta. Ele precisa ser periodicamente revisado e atualizado.

Políticas e equipes podem mudar frequentemente em uma clínica ou hospital e, por isso, é importante manter o plano de gestão de crise sempre atualizado.

Como garantir a criação de um plano de gerenciamento de crises completo e eficiente?

Criar um plano de gerenciamento de crise não é tarefa fácil que pode ser feita de um dia para o outro.

Este é realmente um trabalho muito árduo, que envolve diversas pessoas e requer um conhecimento de determinados pontos, áreas e ferramentas bem específicas.

Por isso, é essencial que você conte com o suporte de uma consultoria jurídica, com experiência neste tipo de ação, que possa conduzir todo este processo de forma segura e prática, evitando erros e retrabalhos.

A equipe de profissionais da ZNT Assessoria e Consultoria por exemplo, consegue prestar uma gama de diversos serviços que garante não só a criação de um plano de gerenciamento de crises, mas também gerenciamento de riscos, a fim de desenvolver as barreiras necessárias para que os erros não atinjam o cliente, paciente e ou colaborador.

Também é possível obter suporte para a preservação do prestígio profissional e assessoria de imagem junto às redes sociais, pontos extremamente importantes em um mundo tão conectado.

Tudo isso pode garantir a saúde do seu negócio, mas, principalmente, a saúde e o bem-estar do seu paciente.