O que é necessário saber para a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP)

O que é necessário saber para a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP)

Todos os profissionais liberais estão expostos a cometer uma falha ao longo de sua vida profissional, sendo obrigados a reparar o dano que venham a causar.

Notadamente na área Médica o aumento dos processos nos últimos tempos tem sido significativo na área Cível e Administrativa (CRM), proveniente do alegado “Erro Médico”.

Sabemos que a maioria dos processos decorrem da falta de conhecimento do que é um “efeito adverso” no exercício da medicina, confundindo com o alegado “Erro Médico”. Isto sem considerar aqueles que de alguma forma queiram levar vantagens através judiciário.

A seguir, vamos explicar como funciona este tipo de produto, suas particularidades e como ele pode garantir a sua segurança e estabilidade financeira. Confira.

Por que contratar Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP)?

 Embora a maioria das ações sejam improcedentes, a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Profissional é importante pois minimiza os efeitos financeiros que o Médico terá para se defender.

Hoje, considerando os honorários advocatícios, honorários do perito do Juiz, do assistente técnico e as custas processuais o valor a ser desembolsado pelo profissional não fica inferior a R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

Isto sem considerar o caso de uma condenação, que o valor, dependendo do dano, poderá chegar a valores expressivos.

Assim, o custo benefício para transferir o financiamento destas perdas, através da contratação de uma apólice de responsabilidade civil profissional, é nitidamente mais vantajoso.

 Além da proteção patrimonial da pessoa física há também a necessidade do resguardo da pessoa jurídica, seja ela uma simples EIRELI ou até mesmo um consultório, clínica ou hospital, pois os pacientes podem processar todos os envolvidos na cadeia de prestação de serviços, assim, a maioria das seguradoras possui produtos individualizados para cada necessidade e realidade.

  Um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) pode servir para diversas situações

A apólice de seguro de responsabilidade civil profissionais devem ser adequadas ao perfil do profissional ou da empresa que a contrata, e para que isso ocorra é necessário que o profissional informe a Seguradora, através de seu corretor, todas as especificidades da sua área de atuação, tais como: realização de cirurgias, procedimentos invasivos, atuação em medicina de urgência, cirurgia estética, reparadora, etc.

 Existem vários tipos de coberturas que podem ser incluídas para garantir maior proteção e segurança na execução das atividades.

As principais coberturas oferecidas no mercado securitário englobam os danos moral, corporal, material e estético, bem como custas de defesas, que incluem, honorários advocatícios, do perito judicial, do assistente técnico e custas processuais.

Como contratar um seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP)?

É muito importante que toda a intermediação com a seguradora seja feita através de um corretor bastante experiente na área da responsabilidade civil profissional, uma vez que existem inúmeras peculiaridades dentre os produtos ofertados pelas seguradoras.

Algumas companhias, por exemplo, não fornecem cobertura para o dano estético, outras sub classificam este dano entre dano estético objetivo e subjetivo, ou seja, são detalhes sutis que aumentam ou diminuem a abrangência da cobertura, fazendo com que uma apólice, mesmo semelhante a outra para o mesmo risco, seja mais adequada a uma determinada necessidade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o funcionamento de um seguro de responsabilidade civil profissional, é necessário buscar um corretor especializado para lhe prestar todo o suporte necessário, garantindo sua segurança e, claro, um bom custo-benefício.