Redes sociais para profissionais da saúde:  5 dicas essenciais!

Redes sociais para profissionais da saúde: 5 dicas essenciais!

O crescimento das redes sociais em 2020 chamou a atenção de muitos profissionais da saúde. É que a presença digital é uma alternativa para criar uma relação mais próxima com os pacientes e reforçar a autoridade e posicionamento no mercado. 

Contudo, as das diretrizes do Código de ética Médica e da Resolução 1973/11 do CFM restabelecem uma série de restrições para a utilização de estratégias de marketing médico.  

Se você quer marcar presença no digital em conformidade com a legislação, continue acompanhando e não deixe de colocar em prática as 5 dicas para manter um perfil da área da saúde ético! 

Conheça as principais limitações legais para divulgação na área da saúde 

A divulgação do trabalho de profissionais da área da saúde (seja em redes sociais, seja em meio impresso) deve respeitar as restrições éticas. A maior parte dos conselhos profissionais, como os de Medicina, Odontologia e Farmácia já estabeleceu os limites para esse tipo de promoção. 

Independente da sua área de atuação, a garantia, promessa ou insinuação de bons resultados em tratamentos é estritamente proibido. 

Para os médicos, é imprescindível conhecer os critérios estabelecidos em resoluções emanadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos) para definir como agir diante da divulgação de suas especialidades, entrevistas e postagens em redes sociais. 

A seguir, vamos apresentar as melhores dicas para manter um perfil ético:

1. É estritamente proibido anunciar, quando não especialista, que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas. Além disso, também é vetado anunciar sobre a aparelhagem da clínica/hospital de forma a lhe atribuir capacidades privilegiadas. 

2. Não participe de anúncios de empresas ou produtos ligados à medicina (incluindo as entidades sindicais ou associativas de profissionais da saúde).

3. Não é permitido incluir seu nome em propagandas enganosas (de qualquer natureza). Vale ressaltar que o nome de um profissional da saúde não pode ser utilizado em matérias desprovidas de rigor científico (independente da mídia, seja ela física, seja digital).

4. Jamais associe seu nome a métodos ou técnicas não aceitos pela comunidade científica.

5. A exposição da figura dos pacientes como forma de divulgação de método, técnica ou resultado de tratamento não é permitida (ainda que haja autorização expressa do mesmo). Mesmo as publicações feitas pelos próprios pacientes não devem ser compartilhadas em seu perfil profissional.

Aos profissionais da saúde, é permitido prestar informações, realizar entrevistas de cunho informativo, publicar artigos sobre temas médicos (com fins estritamente educativos).

Por fim, é fundamental evitar a autopromoção, sensacionalismo e levar em consideração, sempre, o decoro de sua profissão.

Como garantir um perfil ético nas redes sociais para profissionais da saúde? 

Com a habitual correria do dia a dia dos profissionais da saúde, é comum não conhecer todas as limitações e regras para utilizar os canais digitais. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de profissionais jurídicos especializados na área da saúde. 

E se você precisa de ajuda para iniciar um projeto nas redes sociais ou até mesmo avaliar os serviços que já estão sendo executados, entre em contato com a equipe de especialistas da ZNT Consultoria. 

Se quiser se aprofundar sobre o assunto, não deixe de ler o nosso primeiro artigo sobre o tema: “os limites da publicidade médica: como utilizar as redes sociais de maneira ética”.